Você está aqui: Página Inicial / Viagem cultural ao Uruguai

Viagem cultural ao Uruguai

por ajolivei — publicado 18/11/2016 16h19, última modificação 18/11/2016 16h19
Aluno Roberto Rosário representa Parlamento em viagem cultural ao Uruguai
Viagem cultural ao Uruguai

O aluno Roberto Vinícius Machado Rosário, do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, esteve no Uruguai, dos dias 03 a 08 de outubro, participando de um intercâmbio cultural. Roberto compartilhou sua experiência de viagem, fazendo praticamente um “diário de bordo”, onde contou tudo o que vivenciou nas cidades de Montevidéu e Punta Del Este.

Confira o relatório de Roberto e sua experiência no país hermano:


Primeiro dia – 03.10.2016
Ribeirão Preto/Guarulhos/Montevidéu

- Partida de Ribeirão Preto às 00:00: viagem rodoviária em van para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Chegada às 06:00 da manhã. Muita expectativa e ansiedade durante o tempo de espera para o embarque.

- Após três horas de vôo, finalmente desembarcarmos no aeroporto de Montevidéu. Fizemos toda parte burocrática que envolve a documentação dos viajantes, quando tudo foi checado, confirmado e autorizado.

- Do aeroporto ao hotel, onde ficaríamos hospedados, notamos a diferente arquitetura do país, tratando-se das casas e estabelecimentos que muitas vezes vendiam objetos antigos, sempre às margens do Rio da Prata, que impressiona pela sua grande largura, com aspecto de “mar”.

- Realizado o check-in no Hotel Orpheu, nos estabelecemos e descansamos, para depois fazermos um reconhecimento pelas redondezas a pé. E descobrimos a praça onde se localiza uma enorme estátua em homenagem a Artigas, um herói nacional.

- Após o lanche no café-restaurante The Manchester, fomos à casa de câmbio para trocar o dinheiro. De volta ao hotel, após muitos registros com fotos, fomos descansar para ficarmos dispostos para o dia seguinte.


Segundo dia – 04.10.2016 – O mais agitado

- Logo após o café matinal, um ônibus nos esperava para uma excursão rumo à Punta Del Este, passando por Piriápolis que é famosa por seus cassinos e por seu fundador, o alquimista maçom Piria. Subimos o morro de Santo Antônio com o objetivo de conhecer sua capela, famosa por ter muitos visitantes pedindo parceiros para se casar.

 - Por volta do meio dia, passamos no museu Casapueblo, que foi inteiramente construído a mão e com uma arquitetura muito “estranha”. Muitos escritores e artistas brasileiros já visitaram esse museu que Vinícius de Moraes se inspirou para criar a música “Uma casa muito engraçada”.

- Dentro do museu encontramos quadros, pinturas, esculturas, itens pessoais do artista, que teve o museu baseado nele, inclusive seu gato de estimação. O local possuía diversas informações sobre a vida do artista, sobre seu filho, que se perdeu nos Andes, e a conexão que tinham.

 - Após o almoço inesquecível no Porto de Punta Del Este, fomos conhecer o centro de artesanato local, que ficava perto do mar e andamos na areia da praia para conseguirmos tirar uma foto na “Mão”, um ponto turístico de lá.

- O mar, apesar de extremamente limpo, tem suas águas insuportavelmente frias.

- Retornamos ao hotel, onde nosso “jantar” se resumiu às guloseimas que compramos no supermercado e dividimos entre nós.


Terceiro dia – 05.10.2016 – Muita caminhada

- Logo pela manhã, saímos do hotel para conhecermos o “calçadão de Montevidéu”, que se assemelha bastante com o de Ribeirão, tirando o fato de ter vários nomes de famosos escritos no chão, assim como a calçada da fama. As lojas eram bastante diversificadas, algumas vendiam roupas, alimentos, livros – que muitas vezes eram raros – artigos de colecionador e até espadas e itens de magia.

 - Almoço no Mercado do Porto, que é famoso por seus excelentes restaurantes, no qual almoçamos muitíssimo bem. Durante o retorno ao hotel, não pude deixar de notar a quantidade de artistas de rua que tem por lá, que acabam chamando muita atenção de quem passa. Pessoas vestidas de palhaço, que estavam fazendo uma campanha para a saúde mental, nos abraçavam, tiravam fotos e conversavam com a gente, com o objetivo de nos deixar felizes.

 - Jantar sem os adultos, que nos autorizaram a andar sozinhos pelas redondezas, no qual encontramos e lanchamos em uma pequena lanchonete da Praça Central. Aproveitamos para conhecer melhor o Mercado Central e fazer pequenas compras e não foi possível deixar de notar a enorme quantidade de fumantes, inclusive de maconha, que é comprada em diversas lojas autorizadas.


Quarto dia – 06.10.2016 – “Cumprimento” da agenda de visita oficial às autoridades brasileiras.  

- Acordamos tarde, tomamos café e depois voltamos para o quarto para “curar” a preguiça e/ou começar a arrumar as malas.

- Após o almoço, fomos ao consulado brasileiro no Uruguai, mas não puderam nos atender; depois, fomos à Embaixada para encontro e conversa com o embaixador, mas ele não se encontrava e fomos recebidos pelo seu secretário, que ficou responsável pelo presente do embaixador, enviado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Seguindo orientação, tirei algumas fotos com o Secretário fazendo a entrega do presente.

- À noite, após finalizar a arrumação das malas, saímos para nos despedir da cidade. Lanhamos no café-restaurante The Manchester, depois compramos alguns suprimentos para nossa viagem de retorno ao Brasil.

 
Quinto dia – 07.10.2016 – Cumprimento” da agenda de visita oficial às autoridades uruguaias.

- Logo pela manhã, após o check-out do hotel, saímos para ir à Intendência de Montevidéu, que é uma espécie de Câmara Municipal. Nas mãos, levava um presente do Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, contendo lembranças da nossa cidade. Infelizmente, da mesma forma como aconteceu na visita oficial às autoridade brasileiras, o Intendente também não estava lá e tivemos que fazer a entrega do presente para sua secretária. Em razão do caráter oficial da visita, tirei algumas fotos para registro.

- Montevidéu/Guarulhos/Ribeirão Preto – Tão logo chegamos ao hotel, já embarcamos na van que nos levou ao aeroporto, onde os trâmites burocráticos foram bem mais rápidos do que aquele verificado na nossa chegada.

- Às 13:30, nosso avião decolou e aterrissamos no aeroporto de Guarulhos às 16:20, onde após algum tempo de espera, nossa van chegou para nossa última parte da viagem,  retornando a Ribeirão: momento de encontros com nossos familiares e despedidas de nossos companheiros de viagem.

 

Conclusão e comentários: A hospitalidade que recebemos foi muito boa e prazerosa, uma das coisas que nos surpreendeu foi o sabor da água, que era salobra.

Tirando alguns imprevistos e pequenas decepções, a viagem foi extraordinária e inesquecível. Faço questão de um dia retornar ao Uruguai e aproveitar, mais uma vez, o que ele tem para me oferecer.

Agradecimentos: a toda equipe da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a Direção Pedagógica e Coordenação do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, aos pais e amigos que de algum modo participaram para a realização dessa viagem de intercâmbio cultural.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:

Parlamento Juvenil