Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio / Filosofia

por kesia publicado 29/01/2016 10h38, última modificação 29/01/2016 10h38

Nossa filosofia educacional está vinculada a confessionalidade, isto é, queremos formar cidadãos cristãos, que confiam em Deus e estão comprometidos com o seu próximo. Visamos à formação do cidadão não individualista, ao profissional competente que se preocupa não só com seu aprimoramento profissional, mas também como utiliza-lo para melhorar as pessoas e o meio em que vivem.

Para isso, a escola oferece aulas de Educação Cristã e participa de vários projetos em creches, asilos e periferias. Também são comemoradas datas especiais e litúrgicas como Páscoa, Dia de Ação de Graças e Natal.

Como possuímos alunos de diversas religiões, não há direcionamento para dogmas. A essência é Deus e Cristo.

Nossa metodologia está vinculada à nossa filosofia. Trata-se de metodologia interacionalista, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desde o maternal, as crianças trocam brinquedos e lanches; mais tarde elas trocam conhecimento, sempre com a mediação do professor.

Visamos, portanto, ao desenvolvimento do aluno integralmente, não só no aspecto cognitivo, mas também no físico, emocional e volitivo, etc.

EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA:
UMA REFERÊNCIA DE MODERNIDADE E INOVAÇÃO

Atualmente, o Colégio Metodista tem se destacado na comunidade através de projetos sociais e pedagógicos. Os alunos participam de aulas de música e tornam-se compositores de cantigas gravadas em CDs, anualmente. Também participam do Coral Cantarolando, em eventos promovidos pela escola e pela comunidade, e freqüentam salas de compreensão e produção de texto, de onde surgem poemas condensados em livro coletivo: Antologia Poética, um projeto que acontece anualmente desde 1997.

Há ainda, atividade teatral, pintura, dança, balé e caratê, que desenvolvem habilidades artísticas e esportivas, com participação em torneios e campeonatos municipais e estaduais.

A partir das aulas de Ensino Religioso, são incentivadas a espiritualidade e a solidariedade por meio de projetos em que os alunos interagem com portadores de necessidades especiais, além de crianças e idosos carentes.

A proposta do Colégio visa à formação do cidadão ético, competente e comprometido com o meio em que vive. Para isso, a Escola rotineiramente promove ações de respeito e preservação do meio ambiente.

O Colégio tem uma proposta metodológica vinculada à constante descoberta para a construção do conhecimento, através de pistas doadas por mediadores (professores, monitores e/ou outros alunos).