Você está aqui: Página Inicial / Reunião HTPC

Reunião HTPC

por ajolivei — publicado 10/06/2016 14h46, última modificação 10/06/2016 14h47
Horas de trabalho pedagógico coletivo, feito com os professores do Fundamental I e Educação Infantil
Reunião HTPC

Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar” diz Lino de Macedo.

O trabalho desenvolvido no Colégio Metodista de Ribeirão Preto, foi apresentado da seguinte forma:

- Todos receberam previamente o texto “O currículo na educação infantil”, complementei também com a biografia de grandes pensadores:

Maria Montessori, John Dewey, Friedrich Froebel, Pestalozzi, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon, citados no texto.

- Iniciamos o HTPC com a devocional: Agente Pastoral Profª Ester Lago.

- A seguir, foram acolhidos por mim, que mostrei a importância destes momentos de reflexão, diálogo e aprendizagem mútua.

- Assistimos a um vídeo motivacional dos autores: Rubem Alves e Paulo Freire.

- A seguir, fizemos um sorteio de dois livros de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia, o mesmo tema do vídeo.

- Após, retomamos ao texto, fazendo as observações e considerações necessárias, para que cada docente envolvido, pudesse refletir sobre o assunto abordado de forma a possibilitar sempre em seu fazer pedagógico o desenvolvimento da autonomia dos alunos, a construção de sua identidade pessoal e sua capacidade de expressão, a partir das diferentes linguagens.

- Também refletimos sobre a importância de experiências significativas onde os alunos possam empregar seus conhecimentos prévio e demonstrar seu processo de construção com aluno ativo.

- A importância do professor como mediador nesse processo é propor situações de aprendizagens, bons desafios, dar voz as crianças por meio da escuta e apoiá-las em suas explorações.