Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Proposta Pedagógica

por fernando publicado 29/01/2016 11h50, última modificação 19/10/2021 17h14

Nossa metodologia de ensino está diretamente relacionada com a nossa filosofia institucional “formar um cidadão crítico, com capacidade de se relacionar e conviver na diversidade, respeitando e acolhendo seu semelhante”.

Se queremos formar um cidadão comprometido com o seu semelhante, que tenha iniciativa e que seja crítico e criativo, não podemos utilizar uma metodologia individualista.

Por isso, nossa metodologia é sócio- interacionista, isto é, nossas crianças e adolescentes pesquisam, dialogam, propões descobertas, vivenciam experiencias buscam o conhecimento no conjunto da orientação do professor e/ou dos grupos dos quais participam.

Acreditamos que a participação dos alunos em grupos, torna-os capazes de sustentar seus argumentos, de aceitar a opinião do outro, de partilhar suas experiências e seus conhecimentos.

Acreditamos ainda que aquele que ensina e também aprende na interação. Por isso, torna-se fundamental a vivencia professor-aluno; aluno-professor; professor-grupo.

Para isso utilizamos recursos especiais como salas-de-leitura, laboratório de ciências e informática, sala de matemática, teatro, dança e esportes.

Visando à integração entre os diversos níveis de ensino, propomos atividade por meio de projetos, a fim de mantermos o interesse, o significado e a integração entre alunos dos mesmos anos e seguimentos. Nossas propostas de atividades extracurriculares são para todos os alunos. A interação e o diálogo fazem com que o estímulo ao aprendizado aconteça naturalmente.

O projeto pedagógico nos mostra um aprendizado agregado a partir do conceito entendido e socializado nas experiencia vividas e compartilhadas.