Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / #PraPensar 21/03–A paz que excede todo entendimento

#PraPensar 21/03–A paz que excede todo entendimento

A Reforma Protestante foi um movimento cristão do início do século XVI, tendo como um dos principais líderes ou idealizadores Martinho Lutero. Tal Reforma propôs mudanças na vida da igreja em diversos pontos.

Como toda reforma, propôs mudanças com vistas a melhores resultados e soluções, no âmbito da construção da paz e do entendimento.

No texto de Filipenses 4.7, destaco o que Paulo fala a igreja de Filipos: “E a paz que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Mesmo em tempos difíceis de conflitos, Deus nos convida a confiar que a Sua paz é a paz que excede a todo entendimento, independentemente das circunstâncias.

Paz não é ausência de conflitos ou ideias diferentes, mas sim o diálogo que une pessoas diferentes, lhes dando ânimo e força para transformar a convivência, tornando-a melhor.

Vivemos no tempo em que precisamos ser agentes de transformação social, agentes de paz, capazes de ir ao encontro do outro valorizando as diferenças e gerando diálogo no cotidiano.

Reformar a nossa vida pessoal e também a sociedade em que vivemos se faz necessário.

Deus nos chama a cada dia para reformar nossos conceitos, atitudes, pensamentos, conhecimentos, sempre em busca de paz.

“Não vos conformeis com este mundo, mas, transformai-vos” (Romanos 12.2a), para que haja entendimento.

Permitamos ser reformados por Jesus e convivamos com ele.


Professora Rosemeire Cardoso de Souza
Colégio Metodista em São Bernardo do Campo