Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia Internacional da Terceira Idade

Dia Internacional da Terceira Idade

Dia Internacional da Terceira Idade

Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR. Levíticos 19.32

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (Estatuto do Idoso)

Quando olhamos para a Bíblia, ou mesmo para o estatuto da pessoa Idosa, vemos que ambos textos, procuram assegurar que o ancião e anciã tenham o respeito e reconhecimento que merecem. Essa preocupação parte da perspectiva de que, infelizmente na história da humanidade provavelmente houve negligencia da família ou mesmo do Estado em cuidar daqueles e daquelas que cuidaram de nós um dia. 

Dentro desta visão, de um olhar de admiração e aprendizagem com os mais velhos, que aprendemos sobre o que é um legado. Hoje infelizmente temos visto, filhos que abandonam seus pais em asilos ou “casas de repouso” e nunca mais voltam lá para lhes darem afeto, carinho, que os exploram ou as vezes até há casos de homicídio contra as pessoas idosas. 

Hoje felizmente muita coisa tem mudado para melhor. Os nossos Idosos em muitos casos tem seus direitos assegurados, quanto a sua melhor qualidade de vida assim  como o avanço na idade cronológica tem levado a busca de uma maior inserção das pessoas da “Melhor idade” na sociedade ou mesmo no mercado de trabalho. Aqui em nossa faculdade metodista em Santa Maria, o curso de educação física tem uma extensão há mais de 20 anos que trabalha com a Escola Para Adultos. Onde cerca de 40 senhoras e senhores tem diversas disciplinas durante o ano. 

Bem como um grupo de convivência e crescimento. 

Neste dia especial, que possamos olhar com admiração aqueles e aquelas que tem um legado, uma história de vida para compartilhar com seus filhos, netos e bisnetos. Bem como a sociedade de modo geral.

Deus nos abençoe.

 

Reverendo Ideifle da Silva Junior

Pastoral Escolar e Universitária do Instituto Metodista Centenário