Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vidas marcadas pela fé

Vidas marcadas pela fé

por Vitor Campos Farina publicado 27/09/2018 15h40, última modificação 27/09/2018 15h40
Vidas marcadas pela fé

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. (Hebreus 11.1)


Este é o conceito de fé descrito no livro de Hebreus. Do início da Bíblia (Gênesis) até o final (Apocalipse) temos diversos relatos de atos e testemunhos de fé de homens e mulheres que marcaram suas vidas confiando na ação de Deus.

O capítulo 11 de Hebreus cita alguns nomes de personagens bíblicos que testemunharam sua fé e tornaram-se referência para o povo de Deus: Abraão (v.8); Sara (v.11); Isaque (v20); Jacó (v. 21); José (v. 22); Moisés (v.24), entre outros. A vida destes homens e mulheres atesta sua fé em Deus na certeza do que esperavam, colocando sua confiança tão somente no Senhor de suas vidas.

O livro de Hebreus também cita o sofrimento daqueles que creram e não abandonaram seus princípios e convicções (Hebreus 11.36 e 38). Interessante analisar que os testemunhos de fé do nosso tempo estão associados apenas às bênçãos ou benefícios recebidos. Deste modo, o livro de Hebreus nos alerta que a fé também tem um preço a ser pago: a fidelidade.

A exemplo de muitos pregadores que anunciam a continuidade do livro de Atos através do testemunho das Igrejas e grupos cristãos contemporâneos, o livro de Hebreus nos estimula a lembrar e compartilhar o testemunho de pessoas de nossa comunidade de fé que têm dado um testemunho edificante e coerente.

Evidentemente, Jesus é nosso maior exemplo de vivência e aplicação de fé. Por isso, os evangelhos são citados e estudados na perspectiva da aplicação prática e pastoral da fé e seus desdobramentos. A Grande Comissão de Jesus, conforme Mateus 28.18-20, aponta o imperativo de fazer discípulos e testemunhar a fé no caminho, no cotidiano, na vida, com a certeza e convicção da presença de Deus no mundo. Fazer discípulos significa anunciar a fé como princípio básico e essencial para as pessoas viverem e encontrarem um sentido para suas vidas.

Finalmente, baseado no livro de Hebreus, podemos confirmar suas palavras: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (v.6). Somente a fé em Deus pode transformar nossas vidas e nos direcionar para a esperança no futuro, acreditando que nossa missão é compartilhar a fé por meio do nosso exemplo de vida e de amor.

 

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar
Colégio Metodista em São Bernardo do Campo – SP