Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores de ensino religioso participam de capacitação e conhecem novo material

por luan.matias publicado 25/01/2019 14h46, última modificação 30/01/2019 12h16

Lançados oficialmente em outubro de 2018, os cadernos de Ensino Religioso da Educação Metodista foram apresentados no último dia 24 de janeiro, em encontro realizado no Colégio Metodista de Ribeirão Preto.

Marcada pelo debate entre os presentes, a apresentação foi conduzida pela assessora pedagógica e ex-professora da Educação Metodista, Isa Canfield, e pelos pastores Antonio Augusto de Souza e Renilda Martins Garcia, membros da Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias (Conapeu). Participaram das atividades os professores da área religiosa do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, Instituto Noroeste de Birigui e do Instituto Americano de Lins.

Estudantes dos ensinos fundamental e médio dos 14 colégios da Educação Metodista estudarão, a partir deste ano, com materiais produzidos a partir da ética cristã e voltados para uma formação humana e cidadã. Além disso, a proposta visa criar unidade entre os valores e temas abordados em todas as unidades.

As versões finais dos cadernos contam com ajustes feitos a partir de sugestões dadas pelos participantes de um encontro realizado no mês de outubro de 2018, quando o projeto foi oficialmente apresentado. "A ideia é que consigamos ter um referencial teórico para conseguirmos tratar a construção do plano de aula. O material faz com que tenhamos algo para nos basear. Há muitos anos o maior desafio da sala aula em relação ao Ensino Religioso era buscar referenciais mais concretos para partirmos para a aula. Agora que temos um ponto de partida, conseguimos aprofundar", disse a professora Shirlei Debussi Pissaia, diretora do Colégio.

Agente da pastoral e professora do Colégio, Ester Martins de Oliveira Lago destacou a possibilidade de alinhamento entre o ensino religioso em todas as unidades da Educação Metodista. "É fundamental para o nosso ensino. O Ensino Religioso faz a diferença em várias dimensões da vida e é essencial no sentido de valores, cidadania e ética comportamental", destacou.

A apresentação do caderno de Ensino Religioso já foi realizada no Colégio Metodista em São Bernardo do Campo e ainda ocorre em Juiz de Fora-MG (Granbery) e Santa Maria-RS (Centenário), polos escolhidos para reunir professores dos colégios localizados nas cidades próximas.

Confira os depoimentos dos envolvidos no projeto:

"A Conapeu apresenta esses cadernos com o objetivo de ressaltar a relevância de uma formação educacional de qualidade: a que é permeada pelos ensinamentos oriundos dos valores do Reino de Deus".
Rev. Antonio Augusto de Souza, coordenador das Pastorais Escolares e Universitárias

"O ensino religioso é uma forma que a Igreja Metodista possui para exercer sua vocação missionária por meio da educação. Pessoas que já partiram para o Senhor sonharam e lutaram por esse projeto, mas Deus nos presenteou com a oportunidade de fazê-lo".
Revda. Renilda Martins Garcia, coordenadora da Pastoral Escolar do Instituto Metodista Bennett e coordenadora editorial para produção dos Cadernos de Ensino Religioso da Conapeu e Educação Metodista

"O material dá continuidade a um trabalho já feito, mas que agora torna-se mais sistematizado e nos permite oferecer ao professor uma série de ideias e propostas com textos, músicas, poemas e toda uma variedade de conteúdo informativo, que trazem à sala de aula uma proposta mais sólida e interessante para o aluno. Para a Educação Metodista é um avanço muito importante, pois conseguimos colocar nos 14 colégios uma prática com identidade e unidade".
Miriam Alves, assessora pedagógica da Educação Metodista

"É um sonho muito antigo da Igreja Metodista. O ensino religioso como algo que orienta a vida acadêmica dos alunos é fundamental para a Educação Metodista. Esses cadernos foram produzidos por uma equipe com muita experiência na prática do ensino religioso, com fundamentação teológica e didática: eles unem os documentos confessionais e está embasado nos documentos oficiais do Ministério da Educação".
Isa Canfield, assessora pedagógica para o projeto Ensino Religioso