Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Por que orar?

Por que orar?

por renan.sales — publicado 01/03/2019 11h51, última modificação 01/03/2019 11h51
Por que orar?

“Orem sem cessar”. (1 Tessalonicenses 5.17)

O Dia Mundial de Oração é um movimento que reúne mulheres cristãs de diversas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países, esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho. A ação é realizada em mais de 170 países e regiões e é um movimento simbolizado por uma celebração anual, sempre na primeira sexta-feira de março. Neste ano, ocorre no dia 1 de março. O movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições seleciona, todos os anos, um país pelo qual todas as pessoas envolvidas no projeto devem orar. Em 2019, a Eslovênia foi selecionada como alvo da intercessão.

Além da proposta de orar pela Eslovênia, o texto bíblico citado acima nos convida a uma vida de oração constante, ou seja, a estar em comunhão com Deus a todo o momento. Isso coincide com a definição que encontramos nos comentários da Bíblia de Estudos Almeida (da Sociedade Bíblica Brasileira), de que a oração é a “ação pela qual o ser humano se põe em comunhão com Deus. A oração inclui falar com Deus, prestar-lhe adoração e apresentar-lhe petições, assim como confessar-lhe os pecados e interceder por outros”.

Mas por que orar? John Wesley dizia que “a finalidade da oração não é informar Deus das nossas necessidades, mas informar a nós mesmos, situar-nos”. Certamente Deus conhece as nossas necessidades muito antes que venhamos a nos dar conta delas. Daí o imperativo de nos situar diante dEle, de ter consciência da posição em que nos encontramos. Isso nos tira da frivolidade e nos faz crescer no exercício da espiritualidade. De novo, citando Wesley: “... quer tenhas prazer nisso ou não, estuda e ora diariamente. É para o benefício de tua vida. Não há outra alternativa: de outro modo tu permanecerás frívolo todos os teus dias”. Por isso, somos instruídos a orar sem cessar.


Reverendo Vicente de Paulo Ferreira
Coordenador da Pastoral Escolar e Universitária
Instituto Metodista Granbery – Juiz de Fora – MG