Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em aula prática, 5º ano B reproduz modelos de vilas operárias

Em aula prática, 5º ano B reproduz modelos de vilas operárias

por marcello publicado 05/06/2019 17h53, última modificação 05/06/2019 18h02
Em aula prática, 5º ano B reproduz modelos de vilas operárias
Clique para ampliar

Uma atividade especial da disciplina de História com o 5º ano B resgatou algo importante das cidades e comunidades do Brasil. Os alunos e alunas fizeram um trabalho sobre as vilas operárias no século XX, em especial, sobre uma vila chamada Maria Zélia, em São Paulo.

As vilas operárias são localidades onde as habitações e espaços comuns são de propriedade de uma empresa, que fornece infraestrutura, como  habitação, transporte, serviços básicos e, em alguns casos, até escolas e igrejas, para permitir que os trabalhadores residam em um local capaz de acolher necessidades e próximo ao local de trabalho.

Geralmente são localizadas em áreas distantes de centros urbanos, razão de serem edificadas para acomodar e dar condições diversas aos moradores. Muito comum, ao longo do tempo, as vilas atraírem moradores que inicialmente não estavam ligados à empresa, mas que se adequaram ao local, devido a estrutura já estabelecida.

Após o aprendizado, os estudantes partiram para a prática e produziram projetos e maquetes que representam vilas operárias.

Confira as fotos dos trabalhos.