Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista sedia debate sobre implantação da Base Nacional Comum Curricular

por marcello publicado 07/03/2018 12h11, última modificação 07/03/2018 12h14
Prof. Abraão, profa. Arlene (IAL), profa. Shirlei (CMRP), prof. Marcelo, profa. Débora Castanha (dir. pedag. Educação Metodista) e Lúcia Klein - clique para ampliar

A Educação Básica no Brasil vem, ao longo dos anos, recebendo revisões e reorganizações normativas. Ainda em 2017, a aprovação para algumas alterações na Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB, Lei nº 9.394/1996) intensificou no País o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atentos a esta urgência na educação, dirigentes e representantes do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, do Instituto Americano de Lins e do Instituto Noroeste de Birigui, colégios da Educação Metodista, participaram, no dia 05 de março, de um evento promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, que abordou os principais pontos da BNCC.

O encontro foi sediado no Colégio Metodista de Ribeirão Preto e as escolas privadas da região também participaram. Representando o Colégio, estava a diretora da escola, professora Shirlei Pissaia, e também a diretora pedagógica da Educação Metodista, professora Débora Castanha. Para fomentar o debate, a assessora pedagógica do Grupo Positivo, professora Lúcia Klein, conduziu uma palestra sobre a implantação da BNCC, auxiliando a todos os representantes das escolas presentes no estudo de formas de implantar a nova base que trará relevantes mudanças no sistema de ensino brasileiro.

BNCC

A BNCC, como citado acima, foi aprovada na LDB e, após um longo período em debate e formulação, foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e ainda está previsto o acréscimo de regulamentações até o final de março de 2018. É um documento normativo que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Conheça melhor a nova Base Nacional Comum Curricular diretamente no site da BNCC no Portal do MEC.

Confira algumas fotos do encontro (passe o mouse para avançar as fotos):

Debate implantação da BNCC - CMRP, IAL e Noroeste - 2018

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.