Você está aqui: Página Inicial / Dia do Estudante -2021

Dia do Estudante -2021

por Kelly Christi publicado 11/08/2021 10h42, última modificação 11/08/2021 10h42
Dia do Estudante -2021

Parabéns, estudantes!

 

No Brasil, desde 1927, celebra-se o Dia do Estudante, na data de 11 de agosto. Essa comemoração teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto além do Dia do Estudante, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

 

Dada a importância crucial que os estudantes brasileiros representam para a nossa sociedade, esta data significa uma grande manifestação de alegria e contentamento para os segmentos vivos da Pátria. É salutar dizer que os estudantes são parte no processo de consolidação do ensino nas diversas esferas de aprendizagem e do exercício da vida intelectual no Brasil. Todos nós sabemos que a importância de estudar é um ato de amor contínuo que levamos por toda a vida, pois nosso processo de desenvolvimento e formação enquanto seres humanos passa obrigatoriamente por ele. Muitos acreditam que o estudo é algo apenas para crianças e jovens, mas estudar é crucial na nossa formação enquanto cidadãos e pessoas de todas as faixas etárias. Portanto, o Dia do Estudante, assim como as demais datas celebrativas do nosso calendário nacional, configuram o nosso desenvolvimento humano e social, sendo uma data que merece e deve ser celebrada continuamente.

 

Por fim, mas não menos importante que nenhum dos outros usos do entendimento sobre estudar, está a possibilidade que essa comemoração do Dia do Estudante nos dá em relação a um futuro exemplar e promissor. Estudar garante-nos a formação em um ofício que, além de prover nosso sustento, pode ser um diferencial na nossa vida. Assim, percebemos que estudar é algo muito importante e que devemos levá-lo como hábito, afinal, é necessário estar sempre atualizado em relação ao conhecimento produzido e àquilo que acontece no mundo. Estaremos sempre na condição de estudante durante boa parte de nossas vidas, sendo assim, é justo que haja um dia especial para homenageá-los em todo o território nacional.

 

Deus abençoe os estudantes brasileiros.

 

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto

 

registrado em: