Você está aqui: Página Inicial / Colheita do Café Orgânico do Colégio Metodista

Safra 2015/2016
Colheita do Café Orgânico do Colégio Metodista

Colheita do Café Orgânico do Colégio Metodista – Safra 2015/2016

Além das imponentes palmeiras imperiais e do prédio histórico, marco inicial do ensino confessional ribeirão-pretano, o Colégio Metodista de Ribeirão Preto, conserva também, do lado direito dos mastros das bandeiras, três belos exemplares de pés de café, cujos frutos sustentaram durante muito tempo a pujante economia do município.

Os alunos dos 9º anos do ensino fundamental do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, puderam vivenciar um pouco desse momento da história do município, ao realizarem todo processo da cadeia produtiva desde sua colheita, até o beneficiamento final.

A atividade teve início no dia 20 de Abril, quando os alunos colheram os frutos maduros, que foram postos para secar durante as quatro semanas seguintes; quando, então, os grãos foram despolpados, torrados e, finalmente moídos.

A culminância se deu no dia 02 de Junho, quando os alunos provaram o autêntico sabor do café orgânico, fruto do próprio trabalho e do longo período de espera, que envolve o processo de beneficiamento, levando-os a reflexão do árduo trabalho dos nossos agricultores, para fazer com que o seu produto chegue até as nossas mesas.  Nesse dia, todos os colaboradores da escola tiveram a oportunidade de se servirem do café que os alunos prepararam.

A direção e a coordenação escolar receberam, formalmente, saches com amostras de dois tipos distintos de torragem.

Café, agora, só no ano que vem.

Confira as fotos no link: